domingo, 12 de abril de 2009

União de famílias

Ao se falar em casamento, pensamos muito em nossa vida com o futuro marido, e na nova família que se forma. Pensamos nos filhos que virão, em quando e como virão, em envelhecermos com alguém, em netos. Mas é preciso lembrar que o casamento também é a formação de uma nova família a partir da união de outras duas.

Sim, estou falando de sogro, sogra, cunhados. Estou falando das pessoas mais amadas na vida de quem nós amamos. Das pessoas que o formaram como ele é, que ensinaram a ele o que sabe, que o ajudaram a desenvolver as características que nos encantaram.

Muito é dito e muito se brinca sobre o relacionamento da noiva com a família do noivo, e deste com a família de sua amada. Essas brincadeiras tem sua verdade, no sentido de que realmente deve ser difícil ver surgir na vida de um filho a pessoa que o levará para outra casa, que passará a ser o centro da vida dele em seu lugar, e, com isso, muitas vezes o relacionamento com sogros torna-se desastroso. Mães ciumentas e possessivas, pais excessivamente preocupados, medo de que o filho não faça uma boa escolha, não seja feliz.

Tem sorte quem consegue conquistar. Sogros e genros/noras que superam a sensação de competitividade, que entendem que não se perde nada, mas se ganha, e desenvolvem uma relação de companheirismo com a família que se achega. Como com a nossa própria família, haverá desavenças, nem tudo serão flores. Mas se a família do outro é também a sua, há o amor e a paciência, com espaço para o perdão e o afeto.

Sim, estou mole, hoje; deve ter sido a Páscoa. Mas me sinto abençoada por ter encontrado o Mateus, e feliz por me sentir carinhosamente aceita pela família dele. Sinto-me abençoada por saber que formarei minha própria família, e antes mesmo disso já faço parte de duas famílias maravilhosas. Desejo a todos a mesma sorte.

:)

Um comentário:

* Mi¢hєℓє* disse...

Que lindo Elisa...há uma paz dentro de nós qdo estamos cercados por pessoas queridas, ainda mais qdo se fala de familia, ainda mais mesmo qdo se fala na familia do namorado, noivo, marido...é fundamental para a alegria do casal...
Graças a Deus me dou super bem com a familia do noivo, lógico que defeitos existem, pois ninguem é perfeito, mas acima de tudo deve estar o respeito e a amizade para com todos...

bjssss