domingo, 14 de junho de 2009

Pausa - Vestibular da UnB

Hoje farei uma pausa nos posts de noiva para analisar aquele que é o objetivo do meu trabalho: o Vestibular da Universidade de Brasília.
Uma prova fácil. Da parte de gramática, morfologia, pontuação e tipos de sujeito. Nada de crase, nada de complementos de nomes, nada de período composto.
Entretanto, uma prova muito bonita e bem elaborada. O vestibulando foi cobrado não na decoreba, mas em seu estar-no-mundo. as questões foram relacionadas ao cinema. Filmes, dos clássicos aos atuais, apareceram. Itens bem elaborados, relacionando a arte cinematográfica com filosofia, história, literatura (que belo o cruzamento de linguagens), geografia, história, música, artes plásticas, teatro... Houve uma bela interação entre as humanas, e o aluno precisaria não só estar se afundando nos livros, mas principalmente ter um olhar de artista, de apreciador.
A prova lembrou-me muito de uma aula que eu e a professora Cíntia Frasão ministramos juntas. Fizemos a interpretação de letras de músicas e dissemos que a UnB espera que o aluno assuma a postura de apreciador da obra de arte, e não de simples analista. Que consiga apreender o que uma obra tem de melhor. Tal postura foi reiteradamente exigida dos alunos durante o vestibular.
Por fim, a redação. Fácil e linda. O vestibulando poderia escolher qualquer filme a que tivesse assistido e que julgasse ter modificado sua maneira de ver o mundo e as pessoas. Sim, qualquer um. Deveria, então, fazer um parágrafo narrativo, resumindo a história do filme e, a seguir, fazer uma análise do mesmo, argumentando e explicando os motivos de tal filme ser relevante e mudar a visão de mundo de seus expectadores. Completamente fora do que todos esperavam, a UnB fugiu, finalmente, ao tradicional padrão dissertativo e exigiu um texto simples e gostoso de fazer.
Achei uma linda prova. Caso haja alunos que acompanhem o blog e queiram comentar itens ou a prova em si, fiquem à vontade.

10 comentários:

* Mi¢hєℓє* disse...

Que jóia seu trabalho...Provas me assutam sabe? As minhas começam daqui 15 dias...ai que medo!!!rsrsrs

Anônimo disse...

olá achei muito legal seu trabalho, eu tenho uma duvida...

no texto falava q era pra pegar algum filme q tenha sido falado na prova ou podia pegar qlqr filme???

olha como ele pede:

CONSIDERANDO UNICAMENTE COMO MOTIVADORES OS TEXTOS DAS PROVAS OBJETIVAS E OS APRESENTADOS ACIMA, elabore um texto...

como eles vao conseguir verificar se os textos sao de filmes verdadeiros????
ou sera q podia inventar qlqr filme e fazer a narracao???

obrigado

Elisa disse...

Michele - Obrigada, linda. Ser professora é mesmo fascinante, principalmente em pré-vestibular, quando a gente ajuda tão diretamente os alunos a conquistarem seus objetivos...

Anônimo - Você poderia falar sobre qualquer filme da sua vida, não necessariamente sobre os citados. Não se esqueça de que os corretores de redação têm acesso à internet, pelo google fica super fácil verificar a existância ou não de um filme e sua história.

Pamella Havelle disse...

Professora, achei show o tema da redação. Confesso que o que mais me deixou tensa foi esta bendita, rsrs! Logo de início, olhei o tema e vi uma NARRAÇÃO! Aí fiz a prova tranquilíssima. Graças a Deus.
Só teve um porém em minha redação, não coloquei o nome do filme, porém coloquei o nome dos personagens, será que posso perder pontos por isso?
Beeeeeeeeeeeijo, arrasou no seu blog.

Elisa disse...

Pamella Adorei a redação também, totalmente diferente do padrão, né?! Você deve perder uns pontinhos, sim, por não colocar o nome do filme, já que isso dificulta um pouco a vida do corretor. Mas só isso não fará muita diferença na nota, não. Se quiser, manda pra eu dar uma olhada: elisaport@gmail.com

Beijos!

Pamella Havelle disse...

Muito diferente o tema. Quando vi, logo pensei: 'Rapaaz, a UnB surtou!' HAHA', mas de boas. Consequentemente, ela pegou beem pesado na prova de exatas, mas tudo bem.
Então, amanhã eu mando para seu e-mail minha redação.
Beijos, beijos.

Pamella Havelle disse...

Professora, resolvi fazer um blog e gostaria que vc visitasse. Beijos, beijos.
pamellahab.blogspot.com

Fernanda Xavier disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda Xavier disse...

A prova de humanas estava tão linda!
FIquei emocionada quando fui lendo tudo, e quando chegou na redação eu li o tema e meus olhos se encheram de lágrimas, só não chorei pra não fazer feio, aa 7a Arte é a minha paixão! (Agora não me culpo por não estudar as vezes pra assistir filme).
Escrevi sobre A Lista de Schindler, meu filme preferido desde que vi pela primeira vez a uns 6 anos atrás.
Adoro seu blog professora :)

Beijos,

Fernanda

Elisa disse...

Fernanda,

meu comentário foi exatamente esse, que quem gosta de cinema certamente fez excelente prova! Eu tambem achei uma prova linda e simples, amei de paixão!