PÚBLICO (adj/S.M.) relativo ao povo; que é de todos, comum; que serve para todos; notório; sabido.
A saúde pública é assim definida por ser de todos, por ser de uso comum. E é de todos porque é paga por todos através de impostos. Aliás, a carga de impostos paga pelo brasileiro é comparável à de países desenvolvidos (a diferença está na destinação desses impostos e no retorno que os contribuintes têm deles). Pois é. Todos pagamos impostos, todos temos direito, por Constituição Federal, a termos nossas necessidades básicas supridas pelo Estado, dentre elas, a saúde. Portanto, existem hospitais públicos e postos de saúde, que deveriam ser utilizados livremente pela população sempre que houvesse necessidade.
Em contrapartida, estão os conhecidos planos de saúde. Por que eles existem? Simples: para suprir aquilo que o governo não é capaz de oferecer. Como essa tal saúde pública oferecida não dá conta dos problemas de saúde dos cidadãos, os planos de saúde aproveitam-se dessa deficiência e cobram uma fortuna, a fim de que aquele que o utiliza possa ter acesso a médicos e hospitais particulares, e ser, assim, decentemente atendido.
Na prática, pagamos duas vezes o mesmo serviço. Com nossos impostos, pagamos o direito a ter acesso à saúde pública. Como ela não funciona, pagamos o acesso a médicos e hospitais particulares. Assim, continuamos nos irritando duplamente, e percebendo que o dinheiro que tanto trabalhamos para ganhar nos escapa por todos os lados, devido à incompetência alheia.
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
qual foi o sonho???
;]
ois
tbm quero saber q sonho foi esse
Sonhei que você tinha entrado pra uma igreja evangélica... hehehe...
Postar um comentário